Pesquisar neste blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O clamor do necessitado


                                  http://blog.cancaonova.com/eto/files/2011/04/Jesus_e_a_pecadora.jpg


.Porque logo, certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito imundo, ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés.
A sua confiança em Jesus era grande.Sabia que o mestre tinha poder para realizar milagres.Assim,somente Ele poderia operar a cura da sua filha.E foi justamente essa certeza que a impulsionou em sua determinação de buscá-lo,embora o seu pedido,a princípio,tenha sido em silêncio.Ela não se intimidou,antes,entendeu rapidamente o que estava acontecendo naquele momento e continuou clamando por ajuda.

Históricamente,a mulher cananéia é a certeza de que precisamos ter fé e confiar em Jesus,mesmo quando estamos vivendo ao lado de pessoas incrédulas,que buscam outros deuses. Em Marcos 7:24,encontramos o seguinte relato:”Levantando-se,partiu dali para as terras de Tiro e Sidom.Tendo entrado numa casa,não queria que ninguém soubesse,mas não pôde ocultar-se”.
Naquele lugar de povos pagãos e totalmente afastados de Deus,existia uma mulher que vivia nas imediações.Por certo,já havia ouvido falar dos milagres do Messias e o aguardava ansiosamente,porque estava vivendo momentos de grande tribulação.Essa passagem nos faz lembrar de outra mulher cananéia chamada Raabe (Js 6:17-22) ou ainda do centurião romano de Carfanaum (Mt 8:5-13).Foram pessoas sensatas e sabias.Estavam atentas ás boas-novas e não perderam a oportunidade de clamar.Afinal,precisavam de um milagre e depositaram sua esperança no Mestre da Galiléia.
A DOENÇA DA FILHA
Aquela mãe não suportava mais ver o sofrimento da filha,que estava endemoninhada.Por conta dessa possessão,o corpo da menina se contorcia todo,estendia os braços agitando-se violentamente.De olhos arregalados,falava com espíritos,os quais sua mãe não podia ver.A expressão do seu rosto mudava subitamente,além de dar altas gargalhadas (Mt 15:22).
Mesmo sendo sírio-fenícia de nação,essa mãe não vê barreiras que pudessem impedir de ir até Jesus.pelo contrário,vai ao encontro do Enviado de Deus e,com as mesmas palavras usadas pelo cego Bartimeu,aproximou-se de Jesus e lhe pediu socorro,dizendo:”Senhor,Filho de Davi,tenha misericórdia de mim”.O título pelo qual chamou Jesus,ou seja,”Filho de Davi”,era atribuído ao Salvador esperado pelo povo de Israel.
A mulher chama por Jesus na esperança de ser atendida.E manifesta,naquele momento,todo o seu desespero,angústia,medos e incapacidade diante do mal que atinge a sua filha.Jesus fica calado.Sabe de seu do sofrimento,mas não responde.Contudo,uma vez na presença do Senhor,ela não se intimida.Queria um milagre.Tinha a certeza de que a sua filha seria curada e todo aquele sofrimento chegaria ao fim.Tinha consciência do tamanho da sua fé.
Diante da sua situação,os discípulos pedem a Jesus para fazer alguma coisa.Queriam que o Mestre afastasse aquela mulher importuna.Mas Jesus responde da seguinte forma:”Eu não fui enviado senão ás ovelhas perdidas da casa de Israel”(Mt 15:24).Com essa resposta clara,Jesus estava afirmando que tinha sido enviado e,portanto,deveria cumprir os planos daquele que o enviou:Deus,o Pai.A expressão “ovelhas perdidas” quer dizer,também,”ovelhas feridas”,”ovelhas doentes”,de modo que a cura das pessoas que não pertenciam a Israel não estava em suas mãos conceder.
Mas aquela mulher,mesmo ouvindo o que ouviu,não desistiu.Pelo contrário,insistiu,não desanimou.Ajoelhou-se diante de Jesus e o adorou.O seu clamor foi: “Senhor,socorre-me”.Então, mais uma vez,Jesus quebra o silêncio e responde,de forma inesperada:”Não é bom pegar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos”(Mt 15:26).Mas a fé daquela mãe desesperada foi maior,a ponto de ela dizer ao Mestre:”Sim,Senhor,mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”(Mt15:27).Maravilhado com a sua atitude,Jesus lhe respondeu: “Ó mulher,grande é a tua fé!Seja feito para contigo,como tu desejas.E desde aquela hora a sua filha ficou sã”(Mt15:28).
Jesus certificou-se da fé,da adoração,da humildade e da perseverança daquela mulher,por isso atendeu ao seu pedido.Naquele mesmo instante,a mulher voltou para a sua casa e,ao chegar,viu que a sua filha estava curada,já não apresentava mais as manifestações demoníacas,antes,voltou a ser meiga,como sempre fora.
Vivemos num momento em que tudo parece que nos atinge.Por qualquer motivo,sentimo-nos agredidos.O menor problema nos deixa desanimados,tristes,sem vontade de continuar.Se recebêssemos uma resposta como a que a mulher cananéia recebeu,qual seria o nosso comportamento?
Muitos,infelizmente,ainda não têm as qualidades imprescindíveis apresentadas por aquela mulher em desespero,por isso não conseguem adorar ao Senhor Jesus e entender o seu silêncio. A mulher cananéia possuía qualidades dignas de admiração.E,certamente,como cristãos,precisamos adquirir tais qualidades para que possamos,cada vez mais,acreditar nas promessas de Jesus.Vejamos as qualidades que marcaram aquela mulher:
FÉ - Os gentios e soberanos de sua cidade não viram o que aquela mulher,não sendo israelita,pôde ver.Ela enxergou além da visão natural com a máxima certeza.
PERSEVERANÇA - Ela procurou saber onde estava o “Filho de Davi”e,quando o encontrou,moveu um clamor.Mesmo diante do silêncio de Jesus,continuou pedindo misericórdia.E não parou por aí.Pelo contrário,diante da resposta inesperada de Jesus,compreendeu bem a situação.Não desanimou nem desistiu.Clamou ainda mais,pedindo:”Senhor,socorre-me”.“Perseverai em oração,velando nela com ação de graças(Cl 4:2).
HUMILDADE - Mesmo sem ter o seu nome registrado na Bíblia,ela foi um grande exemplo de simplicidade.Acreditou nas promessas,conhecia o poder de Jesus e pediu com fé.Foi testada,mas,mesmo assim,respondeu:”Sim,Senhor,mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”.Ela sabia que uma palavra ou somente um gesto de Jesus traria a cura da sua filha.
“O que lavra a sua terra se fartará de pão;mas o que segue os ociosos é falto de juízo”(Pv 12:11). Fé,perseverança e humildade!Esses sentimentos precisam ser despertados cada vez mais e praticados por todos os cristãos,que devem fazer valer as palavras do Senhor e vivenciá-las.Devemos aprender o significado da palavra fé e entender a grandeza do amor de Jesus em nossa vida e confiar!
Esses são os sinais da nossa fidelidade: fé ,perseverança e humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário