Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Idolatria a NEUSTÃ


-- Era Neustã aquela serpente de bronze que Deus mandara forjar em pleno Sinai a fim de que todos os mordidos pelas víboras ardentes olhassem para ela, e fossem de imediato curados. Infelizmente, conforme veremos a seguir, o que no passado fora bênção, no futuro far-se-ia maldição e tropeço. O veneno de Neustã ainda pode ser fatal.
 “Não é difícil para o povo de Deus forjar ídolos das boas coisas que já deixaram de ser úteis”.
A corajosa atitude de Ezequias que, ungido rei, ordenou que fossem destruídos todos os ídolos que havia em Judá, inclusive Neustã.
. I. A SERPENTE DE BRONZE
- Como Israel murmurasse contra Deus e se revoltasse contra Moisés em conseqüência das agruras do deserto, o Senhor espalhou, por todo o arraial hebreu, serpentes abrasadoras que começaram a picar os israelitas.
- Já à beira da morte, recorreram a Moisés que, após interceder pelos murmuradores, recebeu de DEUS a seguinte instrução: “Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela” (Nm 21.8).
 “E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo” (Nm 21.9).
Senhor Jesus tomaria este episódio como símbolo de sua morte: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.14-16).
II. DE SÍMBOLO SAGRADO A OBJETO DE IDOLATRIA
- Os israelitas conservaram a serpente de bronze por mais de 700 anos. Nesse período, o símbolo fez-se ídolo, o ídolo tomou o lugar de Deus e acabou por induzir Israel à apostasia. A serpente, agora, era idolatrada como a deusa Neustã ( ídolo de bronze ).
- Houve um homem, entretanto, que se dispôs a desafiar a tradição, e a restabelecer o culto a DEUS.
Ezequias foi considerado o melhor rei de Judá de todos os tempos (2 Rs 18.5). Tão logo assumiu o trono “tirou os altos, e quebrou as estátuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera, porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã” ( ídolo de bronze ). (2 Rs 18.4).
. A classe sacerdotal tinha a serpente como um objeto sagrado; os príncipes olhavam-na como relíquia de um glorioso passado; e o povo, em sua ignorância, devotava-lhe singular estima, pois nela todos viam uma divindade. Porém ezequias era um homem de Deus. E sabia muito bem que nada poderia estar acima do Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Pode ser que, no passado, determinado objeto, conceito ou atitude, tenha-nos sido uma grande bênção. Agora, porém, se continuarmos a mirar em tais coisas, podemos correr o risco e desviar-nos da Palavra de Deus, que exige nosssa renovação a cada manhã. Nada pode estar acima da Palavra de Deus. Seus preceitos, suas leis e sua primazia estão acima de qualquer instituição, patrimônio, pessoa, títulos, cargos, influência, posses, fama, bens, dotes ou de qualquer outra coisa que nos seja predileta e talvez já transformada numa neustã em nossa vida.
- Os hebreus não tiveram problemas apenas com os deuses pagãos. Enfrentaram também sérias dificuldades com as bênçãos que lhes dispensava o Senhor. É que eles, como muitos de nós, tinham a perigosa tendência de colocar a bênção acima do Abençoador; a cura acima do Médico dos médicos; a prosperidade acima do Dono da prata e do ouro; e a vitória acima do triunfante Senhor dos Exércitos. Acontece, porém, que nada pode assumir o lugar de Deus em nossa vida ou na vida da Igreja.
Amados(as),estejamos com o coração consagrado unicamente a DEUS,confiemos unicamente na graça de cristo JESUS.Dependamos unicamente da unção do ESPÍRITO SANTO.Façamos de DEUS o centro de nossas vidas,e jamais ficaremos desolados!
Basta        a        sua        vida        a        benção        do        senhor!
DEUS te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário